Publicado em 03/09/2025 às 06:02, Atualizado em 03/09/2025 às 10:05
Entidade trabalha em solução emergencial para garantir acesso ao Diário Oficial dos Municípios
O site da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) permanece fora do ar até as 6h da manhã desta quarta-feira, 3 de setembro de 2025, ampliando a preocupação de prefeitos e gestores municipais. A instabilidade começou na tarde de segunda-feira (1º) e já dura mais de 36 horas, sem previsão oficial de retorno.
A queda deixou servidores públicos e cidadãos sem acesso a informações institucionais e, principalmente, ao Diário Oficial dos Municípios (DOMS), publicação que possui caráter legal e obrigatório para a validade de atos administrativos como decretos, portarias e editais de licitação.
Segundo a Assomasul, o problema está relacionado à sobrecarga do servidor. A equipe técnica da entidade segue trabalhando para restabelecer a normalidade do portal e anunciou medidas emergenciais:
Implantação de uma página temporária para garantir a publicação do DOMS enquanto o site principal permanece indisponível;
Ampliação da memória do servidor como medida de prevenção contra novas falhas.
Apesar dessas ações, até o início da manhã desta quarta-feira, o endereço eletrônico www.assomasul.org.br seguia inacessível.
Impactos para os municípios
A persistente instabilidade preocupa gestores municipais em todo o Estado, já que a publicação no DOMS é requisito legal para a validade de atos da administração pública.
Sem a ferramenta online, muitas prefeituras encontram dificuldades para dar andamento a processos que dependem da publicidade oficial, o que pode gerar atrasos em licitações, nomeações e demais procedimentos administrativos.
A Assomasul informou que a prioridade imediata é garantir a continuidade da publicação do Diário Oficial, mesmo em formato alternativo, até que o site seja totalmente restabelecido.
A expectativa é que a situação seja resolvida nos próximos dias, mas, até lá, a instabilidade segue como fonte de insegurança jurídica e administrativa para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.