Publicado em 06/11/2025 às 09:44, Atualizado em 06/11/2025 às 13:49
A ação resultou em várias mortes e discursões sobre a segurança na região.
Donald Trump e Cláudio Castro (Reprodução/Instagram/CNN)
A megaoperação contra o crime organizado nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, chamaram a atenção da mídia e governo internacional. A ação resultou em várias mortes e discursões sobre a segurança na região.
De acordo com informações compartilhadas pela Veja, o governo de Donald Trump enviou ao secretário de Segurança Pública de Cláudio Castro, Victor dos Santos, uma carta manifestando suas condolências as mortes dos quatro policiais durante a operação.
No texto, eles lamentam as mortes destacando o compromisso, coragem e dedicação dos policiais durante o combate. “É com profundo pesar que expressamos nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever, durante a recente Operação Contenção no Complexo do Alemão”, inicia.
Trump envia carta para secretário de Cláudio Castro
A carta é assinada por James Sparks, responsável por chefiar a Divisão de Combate às Drogas nos Estados Unidos. “Sabemos que a missão de proteger a sociedade exige coragem, dedicação e sacrifício, e reconhecemos o valor e a honra desses profissionais que deram suas vidas em defesa da segurança pública”, lamentam no texto.
No final do texto, é reiterado o respeito e admiração pelo trabalho realizado pelas forças de segurança do estado, colocando-se à disposição caso qualquer tipo de apoio se faça necessário.
“Neste momento de luto, reiteramos nosso respeito e admiração pelo trabalho incansável das forças de segurança do Estado e colocamo-nos à disposição para qualquer apoio que se faça necessário. Receba, Senhor Secretário, nossos votos de força e consolo diante essa irreparável perda”, completa a carta.
Trump iniciou uma verdadeira guerra contra o narcotráfico, tendo como objetivo neutralizar as principais rotas de transporte e comercialização de drogas.