Publicado em 12/01/2016 às 13:23, Atualizado em 26/10/2016 às 14:00

Explosão em ponto turístico de Istambul deixa 9 mortos e 15 feridos

Ataque aconteceu em um dos lugares mais bonitos da Turquia. Testemunhas disseram que viram estilhaços e corpos voando.

, G1

Um novo atentado assustou a Europa na manhã desta terça-feira (12). Nove pessoas morreram e 15 ficaram feridas em um ataque na Praça Sultanahmet, um lugar turístico em Istambul, na Turquia.

Eram 10h30 em Istambul quando ouviu-se um grande estrondo. Testemunhas disseram que viram os estilhaços e corpos pela Praça Sultanahmet. Pouco depois, as ambulâncias chegaram e o cenário era terrível, em um dos lugares mais bonitos da maior cidade da Turquia.A Praça Sultanahmet fica perto do Estreito de Bósforo, onde o Oriente Médio e a Europa se encontram. Ali resiste até hoje o edifício que um dia recebeu papas e imperadores e que mais tarde foi transformado no Museu Santa Sofia. Ao lado do museu fica outro ponto importantíssimo, a Mesquita Azul.

Era por causa dessas construções magníficas que um grupo de turistas alemães estava ali no momento da explosão. Há alemães, noruegueses e turcos entre as vítimas.Poucas horas depois da explosão veio a confirmação daquilo que todo mundo imaginava: mais uma vez o terrorismo atacou a Turquia. O presidente Recep Erdogan disse que o ataque foi feito por um terrorista suicida de origem síria.

Segundo o governo turco, foi também um sírio que matou mais de cem pessoas em um atentado na capital, Ancara, em outubro do ano passado.