Publicado em 05/08/2024 às 13:17, Atualizado em 13/09/2024 às 19:48

Choque prende cinco e apreende drones em ação contra tráfico na máxima

O caso evidencia falhas no sistema prisional, que se mostra vulnerável a esse tipo de ação

ConJur,
Cb image default
Divulgação

Durante uma operação do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, foram apreendidos na noite de sábado (3), quatro drones utilizados para enviar drogas e celulares para a Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, no Jardim Noroeste.

A ação resultou na prisão de cinco suspeitos envolvidos no esquema.

O caso evidencia falhas no sistema prisional, que se mostra vulnerável a esse tipo de ação. É necessário investir em tecnologias e em treinamento de pessoal para combater esse tipo de crime.

Dentro da mochila, os policiais encontraram um drone e uma porção de droga. O rapaz, chamado Welligton, disse que recebia ordens de um preso chamado “Edi” para pegar os materiais e lançar no presídio. Ainda, revelou que outras pessoas estariam chegando na casa para entregar drones, celulares e drogas a ele.

Na sequência, outro rapaz chegou no local. Se tratava de Gabriel Valdonado de Souza, que estava com uma sacola nas mãos, contendo dois celulares e uma quantidade de droga. Gabriel disse que receberia R$ 100 para entregar a “encomenda”. Depois, outras pessoas começaram a chegar na casa, sendo: Daniel Fardino, Patrícia Jesus de Amorim e Samuel Martins dos Santos. Todos com mochilas com drones e porções de maconha.

O tráfico de drogas dentro de presídios pode gerar um ciclo de violência, com a disputa por território e a entrada de armas nas unidades prisionais. Isso impacta diretamente na segurança pública, tanto dentro quanto fora dos presídios.

A possibilidade de envolvimento de agentes penitenciários nesse tipo de crime não pode ser descartada. É fundamental investigar a fundo a ocorrência e punir os responsáveis.

Os cinco foram presos em flagrante por tráfico de drogas e levados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Cepol.