Publicado em 06/07/2015 às 15:29, Atualizado em 26/10/2016 às 12:31

Receita apreende caminhão com 17 toneladas de batatas

Carga avaliada em R$ 136 mil entrou de forma clandestina para o Brasil, via Corumbá

, Correio do Estado
(Foto: Divulgação/Receita Federal)

Caminhão carregado com 17 toneladas de batatas chuño oriundas da Bolívia foi barrado de entrar no Brasil. O veículo, com placas de Sorocaba, interior de São Paulo, foi flagrado por fiscais da Receita Federal, no início da noite deste domingo (05), saindo de uma estrada conhecida como cabriteira, no bairro Nova Corumbá, em Corumbá (MS).

Segundo o Diário Corumbaense, o caminhão transportava 17 toneladas de produtos alimentícios contrabandeados da Bolívia, principalmente chuño, uma espécie de batata, que tem alto valor no Brasil.

O motorista, que também é de Sorocaba, vai responder por crime de descaminho, cuja pena em caso de condenação é de 1 a 4 anos de detenção. O caminhão e os produtos alimentícios foram apreendidos. A carga foi avaliada pela Receita Federal em R$ 136 mil. O quilo do chuño no mercado paulista custa 8 reais. Os chuños são extremamente leves e fáceis de transportar e podem ser conservados durante anos. Também podem ser transformados numa farinha que têm uma variedade de aplicações.