Buscar

Antes da degola, Tereza Cristina e outros 'infiéis' abandonam quadros do PSB

Antes da degola, Tereza Cristina e outros 'infiéis' abandonam quadros do PSB

Cb image default
Divulgação

Aliados do Palácio do Planalto, os deputados federais Danilo Forte (CE), Tereza Cristina (MS), Fábio Garcia (MT) e Adilton Sachetti (MT) pediram nesta terça-feira (24) desfiliação do PSB.

O partido, que votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff, passou a fazer oposição ao presidente Michel Temer após as delações de executivos da J&F atingirem o governo.

Questionado nesta terça sobre a saída dos deputados, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, avaliou ao G1 que os quatro deixaram a legenda por "incompatibilidade ideológica".

Ele acrescentou, porém, que não exigirá a devolução do mandato.

Pela legislação eleitoral, um político com cargo eletivo pode ser enquadrado na lei de infidelidade partidária e perder o mandato se mudar de legenda fora da chamada "janela partidária", aberta somente a seis de meses de uma eleição, com duração de um mês.

A lei, no entanto, permite a mudança de partido em algumas situações, como divergir ideologicamente da legenda.

"Acertamos os termos da desfiliação. O PSB não pedirá em hipótese alguma o mandato porque, uma vez que eles discordam da orientação da legenda, considero coerente que eles procurem outra opção partidária", afirmou Siqueira.

Divisão da bancada

Desde que o PSB passou a fazer oposição a Temer a bancada do partido na Câmara se dividiu.

Atualmente, a legenda comanda o Ministério de Minas e Energia, cujo titular da pasta é o deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE).

A expectativa do partido é que Coelho Filho também deixe o PSB, seguindo o mesmo caminho do pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, que se filiou ao PMDB.

Destituição da líder

No último dia 18, a líder do PSB na Câmara, Tereza Cristina, foi destituída do posto. Aliada do governo, ela foi substituída pelo deputado Júlio Delgado, que faz oposição a Temer.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.