Buscar

Aveia: o que acontece com o corpo se você comer diariamente

Rica em fibras, a ingestão da aveia aumenta o aporte de ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitaminas B1 e B5 para o organismo.

Cb image default
Divulgação

A aveia é um alimento altamente versátil e bastante reconhecido pelos benefícios que traz à saúde. Tornar o consumo de aveia um hábito diário provoca mudanças significativas no funcionamento do corpo.

Rico em fibras, o cereal aumenta o aporte de ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5 para o organismo.

O consumo regular de aveia é capaz de melhorar o trânsito intestinal, o controle do colesterol e do açúcar no sangue. Além disso, por ser proteica e se estiver sendo usada dentro de uma dieta equilibrada, o alimento também ajuda no emagrecimento e na construção de massa muscular.

1. Ajuda na digestão

A aveia é rica em fibras, que aumentam o bolo alimentar e estimulam os movimentos naturais do intestino. “O consumo, acompanhado da devida hidratação, ajuda a formar um gel espesso no intestino, que melhora o trânsito intestinal” diz a nutricionista Gabrieli Comachio, que atua no Mato Grosso.

2. Promove a saciedade

A aveia possui carboidratos de absorção lenta, que promovem a sensação de saciedade. Em uma dieta equilibrada, ela ajuda a controlar o apetite e pode até auxiliar no emagrecimento.

3. Reduz o colesterol

Presente na aveia, a beta-glucana é uma fibra que ajuda a reduzir a absorção de gordura pelo intestino. A consequência disso é a diminuição dos níveis de colesterol ruim no sangue, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

4. Colabora para o bem-estar

De acordo com Comachio, a aveia promove uma fermentação dentro do organismo que favorece a microbiota intestinal. O alimento ajuda na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar.

5. Controla o açúcar no sangue

Por ser rica em fibras, ela ajuda a diminuir a velocidade com que os carboidratos chegam à corrente sanguínea, controlando os níveis de açúcar no sangue.

Nesse caso, a nutricionista indica a aveia em farelo que, durante o processamento, conserva mais fibras e menos carboidratos do que as demais versões do grão.

De acordo com a nutricionista, a aveia pode ser consumida todos os dias, em uma quantidade entre uma e duas colheres de sopa. O cereal pode ser usado como complemento de iogurtes, vitaminas ou saladas ou aproveitado em receitas de massas.

De maneira geral, não há contraindicações para o consumo de aveia, mas, em caso de alergias alimentares ou doença inflamatória intestinal, convém consultar um profissional de saúde para avaliar se os benefícios trazidos pelo alimento valem a pena.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.