Publicado em 06/01/2025 às 14:08, Atualizado em 06/01/2025 às 18:11

Conselho de Enfermagem realiza interdição ética em cinco unidades de saúde no Conesul

Medida alerta sobre risco à segurança e saúde da população por falta de enfermeiros em postos de Itaquiraí e Eldorado.

redação,
Cb image default
 

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) anunciou, nesta segunda-feira (6), a interdição ética de cinco unidades de saúde no Conesul do Estado, sendo duas em Itaquiraí e três em Eldorado. A ação é uma resposta à ausência de enfermeiros nos locais, condição que compromete a supervisão e segurança no atendimento público.

As unidades afetadas são os postos de saúde Boa Sorte e Tamacavi, na área rural de Itaquiraí, e as unidades Manoel Gomes, Porto Morumbi e Floresta Branca, em Eldorado. Apesar da medida, os serviços essenciais de assistência a pacientes internados ou sob cuidados não serão interrompidos.

Segundo Leandro Rabelo Dias, presidente do Coren-MS, a interdição ética é adotada após tentativas frustradas de regularização junto às administrações municipais. “É uma forma de reprovação que evidencia os riscos enfrentados por profissionais de enfermagem e pela população assistida”, explicou. A situação já foi comunicada ao Ministério Público, e o Conselho busca formalizar termos com as prefeituras para solucionar o problema.

Essa não é a primeira ação do tipo em 2024. Casos semelhantes foram registrados em Pedro Gomes e Campo Grande no ano passado, com regularização ocorrendo cerca de um mês após as medidas. Para reverter a interdição atual, as prefeituras precisam garantir a presença de enfermeiros nas unidades afetadas.