Buscar

AGORA: Indígenas ocupam prefeitura em busca de gratuidade em transporte universitário

Cerca de 80 pessoas, entre indígenas e assentados, ocuparam o prédio da Prefeitura de Sidrolândia

Segundo o cacique Genivaldo Campos, que coordena o movimento, cerca de 30 indígenas das aldeias Córrego do Meio e Lagoinha, da Reserva Buriti, estudam em universidades de Campo Grande e não têm condições de arcar com quase R$ 300 para pagar o transporte intermunicipal.

“Querem nos cobrar esse valor. Já é difícil nos mantermos estudando. Essa taxa vai impossibilitar os indígenas de fazer um curso universitário por causa da nossa baixa renda”, afirma.

Genivaldo conta que a gratuidade no transporte para alunos teve início em 2005. Segundo ele, no final do ano passado o atual prefeito anunciou o corte do benefício. “Nossa reivindicação é que volte a gratuidade para as aldeias da região”

Com palavras de ordem e também de ofensas ao Prefeito e muitas críticas à diretoria da União dos Estudantes que esta sendo acusado pelos manifestantes de discriminar os acadêmicos indígenas.

Na tentativa de arrombar o gabinete do Prefeito, a Policia Militar foi acionada para conter os ânimos dos manifestantes.

Protesto – Os indígenas, com apoio de assentados, ocuparam o prédio do Executivo Municipal por volta das 14h, o Prefeito Ari basso esta neste momento reunido no saguão da Prefeitura atednendo e acertando as reivindicações. O Prefeito Ari basso mostrou uma certa indignação com os Assentado, pois já havia marcada uma reunião para discutir sobre o transporte e não havaria necessidade de tumultuar o prédio do executivo.

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.