Buscar

Ari Basso participou da Marcha dos Prefeitos em Brasília

O prefeito Ari Basso passou o dia de terça feira, (12) em Brasília onde participou no Congresso Nacional da Mobilização de Gestores Municipais promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). As principais reivindicações dos prefeitos são para que os deputados coloquem em votação o projeto que modifica o critério de reajustes do piso salarial do magistério e maior agilidade na votação da matéria que prevê aumentar em 2% o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O presidente da CNM, Paulo Zulkoski saiu do encontro otimista e afirmou que; “Sempre que se vem em Brasília, se avança em alguma coisa”, considerou bons os resultados obtidos em varias reuniões com deputados e senadores que prometeram agilizar as votações de projetos importantes para os municípios.

A matéria que tramita na forma do Projeto de Lei 3.776/2008 na Câmara dos Deputados, propõe a substituição do critério de reajuste do piso salarial do magistério pelo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado do ano anterior. Os prefeitos receberam a promessa do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) de que assim que desbloquear a pauta colocará em votação o Projeto de Lei.

Outro assunto debatido durante a Marcha dos Prefeitos foi a  proposta de encontro de contas da Previdência Social, Ziulkoski informou que durante reunião com a ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, ficou acertado que até dia 10 de dezembro o governo vai dá uma posição sobre essa reivindicação. Já, em relação à proposta de alterações na Lei Complementar 116/200 que trata do Imposto Sobre Serviços (ISS), o líder municipalista anunciou que está bem encaminhada com o governo.

Os prefeitos presentes na Marcha acertaram um novo encontro para o dia 10 de dezembro. A expectativa dos gestores é ter as reivindicações atendidas. Caso contrário, os agentes municipais planejam uma nova estratégia para pressionar o Congresso Nacional e Governo Federal para que atendam as reivindicações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.