Publicado em 29/10/2013 às 15:00, Atualizado em 26/10/2016 às 08:29

Assentados em situação irregular devem buscar apoio do Sindicato

, Mauro Silva

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sidrolândia, Rosa Marques, concedeu entrevista ao Jornal Ronda da Cidade da Rádio Pindorama na sexta-feira (25), para chamar a atenção das famílias que estão em situação de posse irregular em lotes dos Assentamentos do município.

Ela informou que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri/MS), firmou parceria com o INCRA/MS, para auxiliar através dos Sindicatos ligados à entidade, na regularização da situação da propriedade em alguns lotes.

O novo presidente da Fetagri/MS, Valdinir Nobre de Oliveira – que também conduz a Associação Crescer – empossado com sua diretoria no dia 18 deste mês para o mandato no período 2013/2017, formalizou acordo com o INCRA/MS, com o objetivo de auxiliar na localização e regularização das famílias que se encontram em todos os Assentamentos do Mato Grosso do Sul.

Rosa Marques declarou que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais é uma das entidades habilitadas no Estado para encaminhar os processos para regularização. “As famílias que estiverem em qualquer Assentamento aqui em Sidrolândia em condição irregular de propriedade nos lotes, devem nos procurar para que tudo seja normalizado e ocorra a posse da propriedade, inclusive com possibilidade de pleitear recursos para aplicação no local onde vivem”.

Com base neste levantamento, será possível levar o auxílio do Governo Federal através do INCRA, ao mesmo tempo em que o agricultor familiar deixa de estar irregular na propriedade.

Sidrolândia, de acordo com matéria produzida no dia 30 de Agosto deste ano e disponível no site institucional do INCRA, possui 22 Assentamentos, onde residem mais de 15 mil habitantes, 31% da população total do município de acordo com última divulgação do IBGE, que é de 48.027.