Uma comitiva composta pela prefeita Vanda Camilo, secretários municipais Ademir Osiro (Sedetur) e Waldemar Acosta (Gabinete), vereadores Calor Henrique Olindo, Itamar Souza, Joana Michalski e Juscinei Claro Dino, e pelo presidente do Sindicato Rural, Paulo Stefanello, esteve em Dourados na quarta-feira (09/08) visitando as instalações industriais da Inpasa, empresa que planeja investir R$ 1,2 bilhão numa unidade em Sidrolândia.
Durante mais de 3 horas a comitiva conheceu todo o complexo onde há o processamento anual de 1 milhão de toneladas de milho para a produção de 500 milhões de litros de etanol.
"Fiz questão de conhecer a estrutura da empresa que será muito bem vinda em Sidrolândia. A Prefeitura vai fazer a sua parte, porque é um empreendimento que vai gerar emprego e renda”, destacou a prefeita.
O vice-presidente da empresa, Rafael Augusto Ranzolin, pediu o apoio da prefeita para reivindicar junto ao DNIT agilidade na análise e aprovação do projeto de um trevo na BR-060 em frente da área onde está planejada a usina de etanol em Sidrolândia. A expectativa é que a indústria quando estiver funcionando gere um movimento diário de 500 carretas.
De pronto a prefeita assumiu o compromisso de trabalhar pelo atendimento da solicitação. "Vamos buscar o apoio do governador, da bancada federal e do presidente da Assembleia, Gerson Claro, para resolver essa questão o mais rápido possível", respondeu Vanda.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Industrial deu aprovação preliminar para os incentivos fiscais solicitados pela empresa. O processo passará agora por análise do setor de tributação.
A Inpasa
O grupo Inpasa é líder na produção de etanol de milho na América Latina. A previsão é que a planta de Sidrolândia entre em operação no segundo trimestre de 2024.
A construção da unidade irá gerar mais de 2 mil empregos durante o período de obras, além de 350 postos de trabalho permanentes.
O Grupo Inpasa teve sua origem no Paraguai em 2007 e, desde 2018, está presente no Brasil. A nova unidade em Sidrolândia será a sexta planta da Inpasa. Atualmente, a empresa opera duas unidades no Paraguai e três no Brasil, localizadas em Mato Grosso (Sinop e Nova Mutum) e Mato Grosso do Sul (Dourados).
A empresa atualmente processa 7,5 milhões de toneladas de milho por ano, o que resulta na produção de 3,5 bilhões de litros de etanol, 1,8 milhão de toneladas de DDGs, 180 mil toneladas de Oil Premium e 1.417 GWH de energia elétrica.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.