Buscar

Dos mais de 1.000 acadêmicos  cerca de  180 vão a  casa de leis exigir gratuidade total no Transporte

A sessão da Câmara desta terça-feira (29) teve a presença de cerca de 180 estudantes universitários que querem que o transporte universitário gratuito vire Lei.

O transporte universitário gratuito em Sidrolândia caminha para que seja transformado em Lei, um fato que colocará Sidrolândia como destaque no Mato Grasso do Sul, já que dos 78 municípios apenas a  cidade de Terenos, que com apenas um  ônibus consegue levar todos os universitários der forma gratuita e a capital Campo Grande que usa o vale transporte aos estudantes.

Em entrevista ao SidrolandiaNews, Vereador Waldemar Acosta(PDT) e Vereador David Olindo(SDD) se manifestaram em favor da gratuidade do transporte para todos os universitários, sem exigências de renda familiar,  diferentemente da maioria que além de querer uma comissão para estudar os quesitos de cada um dos estudantes ao direito do transporte, querem também um acompanhamento no decorrer do curso de cada aluno, para estar justificando o seu real interesse nos estudos, com frequências e notas compatíveis a quem realmente quer  um curso superior.

A Vereadora Vilma Felini (PSDB) disse que “Sou vereadora, mas fui jovem e tive um sonho de faculdade abortado por não ter condições. O sonho de uma faculdade jamais pode ser abortado, venho de uma família de 9 filhos, apenas me formei há dois anos com 52 anos de idade.  A bandeira que carrego é que todos os universitários  lutem pelos seus direitos de forma organizada e leal”.

Vilma ainda lembrou que quando ainda era Secretaria de Assistência Social  destinou recursos para que fosse criada a Bolsa Universitária de sua secretaria, um fato inédito no Mato Grosso do Sul.

Vereador Vadinho do PT apoiou a classe de universitários de Sidrolândia, e disse que antes de ser líder do prefeito é vereador e fará honra aos seus 620 votos.

Vadinho disse ainda que quem tem dinheiro não precisa de transporte Universitário, e o Transporte Universitário tem que ser para quem precisa,  e apóia a criação de uma comissão ao qual formada  com participação da maioria da classe de estudantes,  consiga de maneira transparente e justa  fazer  virar Lei o Transporte Gratuito “a quem realmente precisa”, com uma comprovação de renda dos pais ou ate dos alunos.

Já o Vereador Sergio Bolzan (PT) acredita que deve ser efetuado um acompanhamento das notas dos alunos, para se ter o controle de freqüência as aulas e notas escolares, para realmente saber  se o aluno contemplado  merece o transporte gratuito além também  de uma análise da renda familiar  “Apoio o Transporte  Universitário Gratuito, mas para quem precisa e quer realmente estudar, a sociedade não pode pagar para quem não leva os estúdios a sério”

Vereador Waldemar Acosta (PDT), (mesmo apoiando o transporte gratuito a todos) em suas palavras na tribuna também apoiou a causa a quem precisa.

Lendo uma frase que estava com um dos Universitários “Não Tenho dinheiro para um lanche imagine para pagar o transporte universitário”  disse  para os universitários não desistirem da causa, que na verdade a união fará deles um gigante, que mobilizará toda a classe política de Sidrolândia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.