Publicado em 22/11/2024 às 12:45, Atualizado em 22/11/2024 às 17:26
Futura secretária Vanessa Prado promete diálogo aberto com servidores, e soluções para problemas logísticos começarem a ser debatidas.
Na manhã desta sexta-feira (22), a futura Secretária de Saúde, Vanessa Rosa Prado, acompanhada pelo empresário Jacob Breure e pela procuradora do município, Marcia Maria Yule Nogueira, estiveram presentes ao ESF Oscalina Nantes no Capão Seco para ouvir as demandas dos funcionários. Por volta das 7h30, a equipe já estava no local aguardando a chegada dos profissionais de saúde, que incluíam enfermeiros, dentistas, fisioterapeuta e psicóloga.
A equipe médica chegou às 8h para iniciar o trabalho.
Durante uma breve reunião, Vanessa Prado afirmou que as portas de sua sala estarão sempre abertas para qualquer servidor público que queira trazer ideias para a melhoria da saúde no local, referindo-se a essas ideias como "projetos".
Desafios Logísticos e Propostas de Solução
O empresário Jacob Breure destacou que há muitas reclamações sobre o horário de trabalho da unidade. No entanto, ele compreendeu a situação ao saber que uma equipe sai às 7h da Secretaria de Saúde, precisa pegar medicação na UPA, ir até o posto central para pegar a caixa de vacinas e outros itens em diversos locais, e só então se dirigir ao posto, o que leva cerca de 40 minutos. Breure reconheceu que o problema é logístico e se comprometeu a estudar a possibilidade de disponibilizar um carro de apoio para essa demanda.
Situação da Ambulância
Foi discutido também sobre a ambulância, que está presente no local, mas não está atendendo a comunidade. Foi explicado que a ambulância não pode ser utilizada porque está sem a prancha para transporte de pacientes com suspeita de lesão, sem colar cervical, sem talas de imobilização e sem um técnico de enfermagem de plantão, principalmente no horário noturno.
Vanessa Prado ressaltou a importância de um SAMU bem preparado, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, para utilizar os protocolos da melhor maneira possível, garantindo que ninguém fique sem atendimento de forma eficaz e segura.