Buscar

Investimentos do Estado renova frota do Corpo de Bombeiros em MS

André Puccinelli quer entregar até o final do mandato uma nova unidade de corpo de Bombeiros em Sidrolândia

(Foto: Denilson Secreta)

Os investimentos do governo do Estado na área da segurança pública já garantiram ao Corpo de Bombeiros pelo menos 100 novos veículos ao longo de sete anos. A renovação da frota garante mais condições de trabalho e agilidade no atendimento às ocorrências na Capital e interior.

De acordo com o governador André Puccinelli, houve um incremento com a compra, por exemplo, de Unidades de Resgate (UR) utilizadas em ações de atendimento pré-hospitalar, geralmente em acidentes automobilísticos, socorro a pessoas que tiveram mal súbito e no deslocamento de pacientes. “Eram 14 unidades de resgate que se transformaram em 42 e, com a chegada de outras 15, vão totalizar 57 veículos. Um incremento de mais de 300%”, contabilizou.

Nesta quinta-feira (14), o governo estadual entregou aos Bombeiros mais três viaturas de combate a incêndio do modelo ABT (Auto Bomba Tanque), cinco motocicletas e uma caminhonete. “Todos que aqui estão com exceção do veículo para a Defesa Civil [caminhonete] são de recursos próprios do Estado. Entendemos que se não fizemos tudo que se pretendia na Secretaria de Segurança Pública, fizemos o que podíamos ter feito”, salientou Puccinelli. A caminhonete foi adquirida por meio de convênio com o Ministério do Meio Ambiente.

Com um investimento aproximado de R$ 1,5 milhão do Estado, os Bombeiros receberam três viaturas do modelo Auto Bomba Tanque. Estas unidades fazem parte de um conjunto de cinco ABTs e que integram um pacote de 40 novas viaturas adquiridas pelo governo estadual, com recurso total de R$ 6 milhões.

Estes cinco carros são mais modernos e têm capacidade para cinco mil litros de água, além de dispositivo de espuma. O caminhão é maior do que os tradicionais (Auto Bomba Rápido) que geralmente armazenam 1,5 mil litros de água. Na soma dos veículos adquiridos, o governador foi informado pelo comandante dos Bombeiros, coronel Ociel Ortiz, que já são seis caminhões ABTs e outros oito do tipo Auto Bomba Rápido.

Investimentos

Além da chegada de novas viaturas para a Corporação, o governador André Puccinelli destacou os investimentos realizados em outros itens para auxiliar no trabalho da segurança pública. “Temos priorizado todos os setores, além da valorização salarial e profissional dos colaboradores de trabalho, com melhorias também nos recursos humanos”, destacou André, citando ainda a compra de equipamentos e armamentos, além da reforma e ampliação de delegacias e construção de presídios.

A novidade que integra o pacote de ações do Executivo estadual - o MS Forte 2 - é a construção de três batalhões dos Bombeiros no interior do Estado. “Pedi ao coronel Ociel para que entre em contato com a Agesul [Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos] para fazer o projeto executivo, a estimativa e planilhas de custo para licitar as obras e entregar até o final do meu mandato uma nova unidade em Sidrolândia”, informou, salientando ainda que as outras duas unidades poderão ser construídas nos municípios de Naviraí (em substituição a um imóvel locado) e em Bataguassu.

Com novas viaturas e unidades do Corpo de Bombeiros, o governo do Estado também investe no reforço do efetivo. Já está em andamento o concurso público para a inserção de 150 soldados e 20 oficiais. A seleção já está na segunda fase, com expectativa de ser finalizada ainda este ano. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.