Publicado em 14/04/2025 às 08:55, Atualizado em 14/04/2025 às 13:24

Irresponsabilidade que pode custar vidas: Trote mobiliza equipes de emergência pela terceira vez no Assentamento Eldorado

Trote mobiliza SAMU, Bombeiros e Polícia pela terceira vez e escancara descaso com os serviços de emergência em Sidrolândia

Redação ,
Cb image default

Um novo episódio lamentável marcou a tarde de sábado (12), quando um trote mobilizou SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar no Assentamento Eldorado.

A falsa ocorrência foi registrada no final da tarde e início da noite, e não é um caso isolado: já é a terceira vez que situações semelhantes ocorrem na mesma localidade.

De acordo com os relatos, o “solicitante engraçadinho” informou que havia um grave acidente envolvendo vítimas encarceradas dentro de um veículo que teria colidido com um poste na BR principal que leva ao Assentamento Eldorado 1.

Como manda o protocolo, as equipes de emergência se deslocaram imediatamente, prontos para salvar vidas. Porém, ao chegarem ao local informado, constataram que não havia absolutamente nada. Era mais um trote — mais uma vez, um desperdício de tempo, recursos públicos e, pior, um risco de deixar de atender uma emergência real em outro ponto da cidade.

🚨 Trote é crime — e tem consequência!

É preciso reforçar: passar trote para serviços de emergência é crime previsto em lei, além de ser um ato de extrema irresponsabilidade e falta de empatia com a população.

A Polícia já deixou claro que está de olho. Através do número de telefone e do IP do aparelho utilizado, os autores do trote poderão ser identificados, localizados e responsabilizados criminalmente.

“Não se trata de brincadeira. Isso é uma ameaça à vida de quem realmente precisa do atendimento. A cada deslocamento injustificado, alguém pode morrer à espera de socorro que não chega”, alertou um dos profissionais que participou da ocorrência falsa.

⚠️ Um alerta à população

Brincadeiras como essa colocam vidas em risco e atrapalham o trabalho sério de profissionais que estão na linha de frente para salvar pessoas. A comunidade do Assentamento Eldorado e toda a região precisam se unir para coibir esse tipo de atitude e denunciar quem insiste nesse comportamento criminoso.

Fica o apelo: valorize os serviços de emergência. Eles existem para salvar vidas — não para atender brincadeiras de mau gosto.