Buscar

Líder do Governo e professores apoiam Eleições de Diretores nas Escolas Municipais

“Escola não é associação de bairro que vale o ‘esforço’ mais do que a formação” diz vereador

O líder do governo na Câmara de Sidrolândia Vereador Vadinho do PT, lembrou da última sessão da Câmara do requerimento de autoria do Vereador Edno Ribas, que teve a assinatura juntamente com Nelinho Paim e Marcos Roberto, em que solicitavam que os Diretores das Escolas da Rede Municipal  fossem eleitos por voto direto, pois existem muitos que não tem competência para o cargo que ocupa frente a unidade de ensino, ocupando na verdade um cargo de “troca de favores”.

Este projeto na verdade foi implantado na cidade de São Gabriel do Oeste, como idealizador o sidrolandense e atual Presidente daquela casa de leis, o Professor Marcos Paz, que apoiou e cedeu uma cópia para o Vereador Edno Ribas tentar implantar também em Sidrolândia.

OUÇA O APOIO DO LIDER GOVERNO

O Jornal Eletrônico SidrolandiaNews, esteve em contado na manhã desta  terça-feira(26), com alguns professores da rede municipal de ensino, e quase que na totalidade são a favor de uma eleição direta para escolha dos Diretores, como acontece na rede estadual, e em conversa com uma professora que pediu para não se identificar, a mesma disse que “Uma escola não é lugar para se fazer política. É lugar para educar e isto requer técnica, estudo, preparo, as eleições sendo diretas, tem que obedecer a critérios claros e indiscutíveis de preparo, formação, dedicação ao trabalho e a causa, e ser reconhecido (o candidato) como pessoa capaz profissionalmente. 

Finalmente, entendo que o meio termo seria o ideal ou seja: uma eleição entre aqueles que fossem “classificados e ou habilitados por critérios técnicos inerentes à educação”

Escola não é associação de bairro que vale o esforço mais do que a formação. Finalizou a professora a mais de 15 anos de rede municipal.

O Projeto de autoria do vereador Edno Ribas, passará facilmente por todos os trâmites legais dentro da Câmara Municipal, e posteriormente será entregue ao Prefeito Ari Basso para sancioná-lo e já poderá colocá-lo em prática no próximo ano.

ENTREVISTA

O site Sidrolandia News entrevistou uma professora que esta exercendo a profissão a mais de 10 anos na rede municipal de ensino, veja o que ele diz a respeito.

Há alguns anos venho me perguntando sobre a necessidade do cargo de Diretor(a) das Escolas Municipais ser “Cargo de Confiança”; para mim não é um cargo  e sim uma função. Função que deveria ser exercida por pessoas comprometidas com a educação e com a escola que representam. Acredito que a melhor solução seria tornar este cargo eletivo, como é nas escolas estaduais há mais de 14 anos. Para concorrer ao cargo de diretor e diretor-adjunto(nas escolas estaduais), o profissional precisa preencher uma série de requisitos: formação superior, ser concursado e pertencer ao quadro de funcionários daquela escola; e outras documentações gerais. Uma coisa importante é que para ter o direito de  se candidatar ao cargo de diretor ou diretor adjunto, o professor precisa fazer uma capacitação antes, onde irá aprender administrar uma escola. Depois disso, existe um processo eleitoral e o candidato vencedor administra a escola por um período de 03 anos. O resultado é muito positivo, já que o diretor e o diretor-adjunto tem um compromisso com a escola e não com o poder público. As regras são cumpridas, mas existe uma autonomia na gestão escolar, que é muito saudável e extremante necessário. Deu certo nas escolas  estaduais , eu acredito que dará certo nas municipais também.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.