Publicado em 11/04/2014 às 13:59, Atualizado em 13/09/2024 às 19:15

Mercadão Municipal é ponto de encontro nas manhãs de sexta-feira

Gildo Tavares , Assessoria de Comunicação

Tradicional em Sidrolândia, o Mercadão Municipal abre suas portas todas as sextas-feiras nas proximidades do camelódromo. No local é possível comprar produtos que vêm direto do produtor, muito mais barato, além de colocar o papo em dia com os amigos que passam pelo mercado para tomar aquele cafezinho e conversar sobre a semana que passou e os preparativos para encerrar mais uma semana de trabalho. Instalado no local há aproximadamente 20 anos, o Mercadão atende seus clientes-amigos em 37 bancas, seis boxes e 12 carros, que comercializam seus produtos do lado de fora do prédio. Além das bancas que comercializam verduras, a feira conta com lanchonetes e restaurantes que servem comida caseira e açougues que vendem carne de porco, carneiro e linguiças, além de bancas que dispõem de doces e tabacaria. Aliada à prosa, os frequentadores do Mercadão, como é carinhosamente chamado, buscam qualidade nos produtos à venda e bom preço. 

Os feirantes, em sua maioria, são produtores que cultivam suas hortas no assentamento e os trazem para a cidade para serem vendidos fresquinhos nas manhãs de sexta-feira. Um destes produtores é Joelson Fernandes de Oliveira, que é o do assentamento Eldorado Parte, que comercializa em uma banca repleta de verduras produzidas em sua propriedade. Joelson expõem seus produtos na feira há pelo menos três meses, e segundo ele foi um salto na qualidade de vida dele e de sua família, “a minha vida melhorou muito, vendo o que produzo em minha propriedade, desta forma o que ganho invisto na produção e que com certeza terei cada vez mai retorno ainda em um futuro próximo”, projeta o agricultor. 

A preocupação da administração municipal quando instalou a feira aos sábado à noite perto do Ginásio de Esportes Brizolão, é que o fluxo de frequentadores do Mercadão na sexta-feira diminuísse, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cesar Queiroz, disse que foi feito um trabalho de conscientização para que isso não acontecesse, “nossa intenção sempre foi que a feira nunca prejudicasse o Mercadão, fizemos um trabalho junto aos agricultores e conseguimos êxito nos dois locais que comercializam produtos direto do produtor para a mesa dos sidrolandenses”, comemora o secretário. 

Morador há 50 anos em Sidrolândia e frequentador do Mercadão Municipal, Raimundo Antônio destaca que os preços praticados pelos comerciantes são bem acessíveis, “o preço é uma vantagem considerável para comprar aqui, outra vantagem é que compramos direto do produtor, isso ajuda para que os preços sejam mais em conta para nós consumidores”, finaliza.