Publicado em 03/09/2025 às 07:13, Atualizado em 03/09/2025 às 11:16
Fiscalização da PM na manhã desta terça-feira (2) resultou na apreensão de eletrônicos, cosméticos e celulares transportados sem nota fiscal em ônibus que seguia para Brasília.
Na manhã deterça-feira (02), durante fiscalização policial realizada na MS-162, no trecho que liga Maracaju a Sidrolândia, região reconhecida como rota de passagem de práticas delituosas como tráfico de drogas e armas, contrabando e descaminho, foi abordado um ônibus da linha Ponta Porã.
No veículo, após entrevista, um passageiro acabou admitindo que trazia consigo mercadorias de forma irregular, sem documentação legal, com destino à cidade de Brasília, onde seriam revendidas. A conduta configura, em tese, o crime de Descaminho, previsto no artigo 334 do Código Penal, que trata da tentativa de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de tributos devidos na entrada de mercadorias no país.
Produtos apreendidos
No compartimento de bagagens do ônibus foram localizadas duas bolsas e uma caixa contendo os seguintes itens:
20 unidades de perfumes árabes
1 sistema de som JBL BAR 100
5 aparelhos celulares (1 Galaxy S24, 2 Realme Note 60x, 1 Galaxy A16, 1 Poco C85)
2 canetas IOS Active Stylus Pen
2 fones AirPods Max
1 máquina de cortar cabelo marca Tucano
1 TV Box 8K NXQ Pro
2 tablets (1 RedMi Pad Pro, 1 Ideia Smart Tablet)
54 frascos de Minoxidil Kirkland
Providências
Após contato com a Delegacia da Polícia Federal, foi informado que os produtos deveriam ser recolhidos à 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e, posteriormente, encaminhados à Receita Federal mediante agendamento prévio.
Os itens foram recolhidos e registrado o Termo de Retenção, conforme prevê o Procedimento Operacional Padrão da PMMS.