Buscar

Peres e Edno comparecem no evento da Fazenda Eldorado que combate a violência contra a mulher

Toda uma ação global para promover um assunto sério, e que infelizmente tem crescido muito nos últimos anos: a violência contra a mulher. Com o intuito de fazer frente ao problema, e divulgar os mecanismos de denúncia, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas organizou neste sábado (12) um evento na Fazenda Eldorado (que detém seis assentamentos de Sidrolândia) com palestras sobre o tema, consultoria jurídica trabalhista, corte de cabelo, maquiagem e oferta de documentação.

“Na cidade tudo é mais fácil, mais acessível e por isso valorizo a Prefeitura por realizar uma iniciativa dessa na área rural. Quase a metade da população sidrolandense é do campo e também merecem ser lembrados. É um evento brilhante principalmente por propor uma inclusão as mulheres e também tratar desse tema delicado que é a violência doméstica”, fala o presidente da Câmara, Ilson Peres (PSDB), que representou Ari Basso na ocasião, devido a uma agenda do prefeito em Jardim-MS, distante 168 km.

Na festividade houve a presença do ‘Ônibus Rosa’ cedido a Mato Grosso do Sul pelo Governo Federal, e que será usado em ações de políticas públicas para a mulher. O veículo, que é um Volksbus 15.190 zero kilômetro, tem o interior adaptado com duas salas e uma cozinha, além de um toldo na sua parte externa. Todas as alterações foram idealizadas para o atendimento social que a unidade prestará nos 79 municípios do Estado.

“Esse ônibus é uma reivindicação da Marcha das Margaridas realizada em Brasília e que representou um anseio de mulheres de todo o Brasil. A violência contra a mulher é um problema que exige enfrentamento contínuo, com projeções de políticas públicas e ações como esta que acontece aqui em Sidrolândia. O governador André Puccinelli tem tido atenção em sua gestão quanto à mulher, para que ninguém viva uma vida desqualificada”, diz a coordenadora especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Elza Maria Loschi que no seu pronunciamento enfatizou diversas vezes o disque denúncia da violência doméstica, o 180.

Atendimento

Impressionado com a organização do evento, Edno Ribas (PDT) fez questão de valorizar o trabalho feito pela coordenadora municipal de Políticas Públicas para a mulher, Solange Stefanello. Segundo o vereador o evento estava de parabéns por atender a comunidade de várias maneiras e proporcionar um dia melhor a 300 mulheres.

“Na Câmara já existe uma grande dificuldade de mobilizar público em ações no plenário, que fica bem localizada, imagina então na área rural? Mesmo assim a Solange conseguiu organizar uma bela estrutura que mostra bem a força da mulher na nossa Sociedade”, exaltou Ribas, o único vereador a acompanhar Peres na ação social.

Estiveram presentes ainda a secretária municipal de Saúde, Leila Couto, a secretária municipal de Assistência Social, Joana Michalski, e a presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Sidrolândia, Rosa Marques. Eles conferiram juntamente com as demais pessoas a apresentação de um coral das duas escolas do Assentamento, que cantaram o hino do município e músicas típicas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.