Publicado em 23/01/2024 às 06:35, Atualizado em 13/09/2024 às 19:47
Estes 93 servidores receberão o incentivo financeiro previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PAB).
Junto com o salário de janeiro, que será liberado no início de fevereiro, a Prefeitura de Sidrolândia vai pagar R$ 178 mil de incentivo financeiro repassado pelo Ministério da Saúde para premiar os agentes de saúde que cumpriram as metas de trabalho. Serão depositados na conta bancária, R$ 2.440,00, o que equivale a um 14⁰ salário. Serão beneficiados 61 (ACS) Agentes Comunitários de Saúde e 32 (ACE) Agentes de Combate de Endemias.
Estes 93 servidores receberão o incentivo financeiro previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PAB) porque cumpriram as metas fixadas na portaria 01/2019: fizeram o acompanhamento mensal por meio de visitas domiciliares de no mínimo 85% dos grupos prioritários, crianças menores de dois anos, gestantes, idosos, pacientes acamados, hipertensos, Diabéticos Mellitus, hanseníase e tuberculose. Realizaram o cadastro e inseriram os dados no sistema de informação de 100% da população residente na sua área de atuação. Mensalmente visitaram no mínimo 85% dos domicílios cadastrados; inseriram no sistema de informação 100 % das visitas domiciliares realizadas.
"O recebimento do incentivo financeiro, que é uma conquista da categoria, vai nos motivar ainda mais em fazer nosso trabalho que é importante para conscientizar a população da importância de adotar medidas de prevenção para evitar principalmente a dengue", comenta o agente de combate às endemias, Flávio Olindo.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Elaine de Brito, o 14⁰ salário premia o trabalho dos agentes, que é ainda mais estratégico neste período de chuva, quando é maior a incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue ,zika vírus e chikungnya).