Buscar

Produtividade da safrinha de milho em Sidrolândia sofre queda de 25% devido à estiagem prolongada

Estiagem prolongada atrapalhou o desenvolvimento das plantas; alguns produtores sequer vão colher e já passaram o rolo para fazer palhada

Cb image default
(Foto: Aprosoja/MS) 

A seca prolongada que afetou as lavouras em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, causou uma queda significativa na produtividade da segunda safra de milho, estimada em 25%. O presidente do Sindicato Rural do Município, Paulo Renato Stefanello, destacou que a produtividade média na região deve ficar em torno de 69 sacas por hectare, um resultado bem abaixo do esperado.

Segundo Stefanello, ainda restam cerca de 7% a 8% das áreas plantadas para serem colhidas, principalmente aquelas semeadas mais tarde. A combinação de baixa produtividade, aumento nos custos de produção, e os atuais preços de venda, pode dificultar a situação financeira de muitos produtores. "Com a média de custo para implantar a lavoura de milho neste ciclo em torno de 70 sacas por hectare, alguns produtores não conseguirão 'fechar a conta'. Enquanto alguns tiveram uma colheita um pouco melhor, outros sequer entraram com a colhedeira no campo, optando diretamente pelo rolo faca para fazer palhada," explicou.

Em relação ao planejamento da próxima safra de soja, Stefanello destacou que os produtores locais estão reavaliando seus investimentos, sendo provável uma redução em gastos com adubos e tecnologia de sementes, devido às dificuldades enfrentadas nesta safra de milho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.