Publicado em 13/11/2024 às 13:54, Atualizado em 13/11/2024 às 17:56

Sala Lilás da Upa entra em funcionamento

Parede da Sala Lilás, pintada pela artista Aninha Nantes

Assessoria Comunicação,
Cb image default
(Foto: Deivid Guardiano)

A Upa (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) em Sidrolândia passou a contar desde a terça-feira (12/11) com os serviços da Sala Lilás, implantada pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher e apoio da Polícia Civil e Polícia Militar.

No espaço – que é privativo, individualizado e seguro, distante da circulação do público – profissionais farão a acolhida das mulheres vítimas de violência doméstica e sexual agudos, fora do horário de funcionamento das unidades de saúde ou quando a mulher se dirigir diretamente à Upa.

As vítimas receberão os cuidados necessários nos casos de lesões e traumas, a profilaxia DST/HIV, contracepção de emergência e outras necessidades pertinentes, envolvendo o Serviço Social e a Saúde Mental.

Os casos de suspeita ou confirmação da violência serão notificados junto ao serviço de Vigilância em Saúde do município, para a Divisão de Vigilância em Saúde da Coordenação de Saúde e também para o Grupo Articulador Regional.

Para os casos em que sejam vítimas as crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar será acionado.

A estrutura de atendimento da Sala Lilás da Upa começará pelo acolhimento humanizado na recepção da unidade, atendimento (escuta qualificada) com equipe multiprofissional.

Apesar de priorizar as mulheres em situação de violência, a Sala Lilás também acolherá crianças, adolescentes, LGBTQIA +, e idosos. No entanto, aqui nesse protocolo dar-se-á ênfase às mulheres em situação de violência.