Publicado em 03/10/2024 às 06:42, Atualizado em 03/10/2024 às 10:49

Sidrolândia e municípios vizinhos integram Polo de Agricultura Irrigada do Centro-Sul de MS

Com a criação do polo, governos estadual e federal concentrarão esforços nos municípios abrangidos para concretizar os projetos.

Redação,
Cb image default

Fotos: Afrânio Pissini

O Polo de Agricultura Irrigada do Centro-Sul de Mato Grosso do Sul foi oficialmente criado, englobando 26 municípios, incluindo Sidrolândia. O lançamento ocorreu em Dourados, durante uma oficina técnica na Embrapa Agropecuária Oeste. Com cerca de 80 mil hectares de lavouras irrigadas, esse é o 14º polo do Brasil, coordenado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em parceria com a Semadesc e a Embrapa.

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou em julho deste ano o MS Irriga (Programa Estadual de Irrigação), um importante propulsor para o desenvolvimento de uma agricultura tecnológica, estratégica e sustentável. O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou que o plano impulsiona o Estado rumo a um futuro inclusivo, próspero, verde e digital, fortalecendo a competitividade do setor agrícola.

Além disso, o Governo do Estado busca incentivar o cultivo de produtos que hoje são importados de estados vizinhos para o mercado interno, como frutas e hortaliças. A irrigação possibilita uma produção mais eficiente dessas culturas, minimizando riscos de perdas e garantindo alta produtividade, sendo uma alternativa crucial para os pequenos produtores.

A criação do polo visa aumentar a produtividade agrícola sem expandir áreas cultivadas, focando em investimentos em infraestrutura e energia. Estudos da Embrapa demonstraram o impacto positivo da irrigação, como o aumento de produtividade na soja e no milho. A meta é promover o desenvolvimento sustentável, gerando empregos e melhorando o IDH da região, além de contribuir para a preservação dos recursos hídricos.

Cb image default
Fotos: Afrânio Pissini

Os municípios que passam a integrar o Polo de Agricultura Irrigada do Centro-Sul de Mato Grosso do Sul além de Sidrolândia são: Anaurilândia, Angélica, Antonio João, Batayporã, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Taquarussu, Vicentina e Ribas do Rio Pardo.