Publicado em 06/11/2013 às 22:44, Atualizado em 13/09/2024 às 19:15

Sidrolândia recebe circuito de apresentações de resultados da safrinha

Resultados de pesquisas realizadas pela Fundação MS já foram apresentados em Itaporã e deve passar por mais sete municípios

Redaçao, Midiaflex

O município de Sidrolândia recebe, nesta quinta-feira, 7, um circuito de apresentações dos resultados das pesquisas desenvolvidas pela Fundação MS, ao longo do ano, em relação a safrinha de milho. O objetivo é esclarecer dúvidas dos produtores rurais sobre assuntos como o posicionamento de híbridos de milho para o Estado, manejo do solo, fertilidade, controle de pragas e doenças de plantas, entre outros. As apresentações devem passar, até o fim de novembro, em mais sete municípios sul-mato-grossenses.

O circuito começou nesta quarta-feira, 6, em Itaporã. De acordo com o diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe, as apresentações levam ao homem do campo informações que podem ser muito úteis para uma produtividade ainda melhor do milho no Estado. 

Entre os assuntos das apresentações, está a adubação de cobertura. “Vamos discutir sobre a adubação nitrogenada no milho safrinha e também falaremos sobre a fixação biológica do nitrogênio para esta cultura”, comenta o pesquisador de Manejo e Fertilidade de Solo da Fundação MS, Douglas Gitti.

Também serão abordados resultados de experimentos realizados com milho nos municípios que possuem base de pesquisa da Fundação MS. “Os híbridos foram colocados com a mesma adubação, manejo, buscando o máximo de potencial possível. Em uma tabela com 20 híbridos, por exemplo, há uma diferença de até 20% entre o mais e o menos produtivo”, explica o pesquisador de fitotecnia milho, André Lourenção. Ele ressalta que esse estudo facilita a escolha do produtor sobre a melhor tecnologia a ser usada nas lavouras.

Sobre controle de pragas e doenças de plantas em relação à cultura do milho, quem aborda o tema é o pesquisador José Fernando Grigolli. “Vamos apresentar o resultado de um ensaio sobre o uso de fungicidas em milho e até que ponto seu uso é viável economicamente”, afirma. Outro ponto que será discutido é a identificação e controle da lagarta Helicoverpa, assunto que vem gerando muitas dúvidas, conforme aponta o pesquisador, que enfatiza ser essencial a identificação correta da praga para que seu controle seja feito de forma mais eficiente.

Os produtores também terão acesso a resultados de pesquisas sobre alternativas de culturas de inverno, por meio de palestra ministrada pelo pesquisador Carlos Pitol. “O objetivo é lembrar para o produtor rural as opções de inverno, que ele pode usar para diversificar a cultura do milho”, comenta Pitol. Ele afirma que, entre as vantagens das culturas de inverno, estão as de melhoria no solo.

Serviço – As apresentações dos resultados de pesquisas da safrinha serão apresentadas em Sidrolândia nesta quinta-feira, 7, a partir das 07h30, no Sindicato Rural do município. Confira abaixo outras datas:

CALENDÁRIO

Rio Brilhante

Data: 11/11/2013

Local: Sindicato Rural

Dourados

Data: 12/11/2013

Local: Sindicato Rural

São Gabriel do Oeste

Data: 13/11/2013

Local: Sindicato Rural

Maracaju

Data: 21/11/2013

Local: Câmara Municipal

Naviraí

Data: 22/11/2013

Local: Copasul

Campo Grande

Data: 25/11/2013

Local: Famasul

Amambai

Data: 26/11/2013

Local: Sindicato Rural

PROGRAMAÇÃO

7h às 7h30: Inscrições e Abertura

7h30 às 8h15: Adubação de cobertura e fixação biológica de N em milho safrinha - Eng. Agr. MSc. Douglas Gitti (Pesquisador de Manejo e Fertilidade do Solo da Fundação MS).

8h15 às 9h: Resultados de milho safrinha 2013 e sugestões para safrinha 2014 - Eng. Agr. Dr André Luis F. Lourenção (Pesquisador de Fitotecnia Milho da Fundação MS).

9h às 9h15: Intervalo

9h15 às 10h: Controle de doenças em milho safrinha; Identificação e controle deHelicoverpa armigera - Eng. Agr. MSc. José Fernando Jurca Grigolli (Pesquisador de Fitotecnia da Fundação MS).

10h às 10h30: Alternativas de culturas de inverno - Eng. Agr. Carlos Pitol (Pesquisador de Fitotecnia Soja da Fundação MS).