Publicado em 29/07/2025 às 09:27, Atualizado em 29/07/2025 às 13:32
Evento acontecerá em 21 de agosto com ampla participação social e discussão de eixos estratégicos para a saúde local
A Prefeitura de Sidrolândia, por meio do Decreto Municipal n.º 351, de 25 de julho de 2025, oficializou a convocação para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 21 de agosto de 2025. O evento terá como tema central: “Saúde para todos: SUS fortalecido e humanizado”, e será uma oportunidade fundamental para avaliar, debater e propor diretrizes para a formulação do novo Plano Municipal de Saúde (2026–2029).
A conferência ocorrerá em consonância com a Lei Federal 8.142/90, que garante a participação da sociedade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), e servirá como base para o planejamento ascendente do sistema de saúde no município.
Eixos Temáticos
Durante o evento, serão debatidos quatro eixos estratégicos que nortearão as discussões:
Eixo 1: Trabalho em Redes – Superar a fragmentação do sistema municipal de saúde para o cuidado integral do paciente;
Eixo 2: Gestão do Trabalho e Educação na Saúde;
Eixo 3: Garantia de Direitos – O papel do controle social no SUS;
Eixo 4: Desafios para a Gestão Municipal no SUS.
Organização e Participação
A organização da conferência ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, que designará a Comissão Organizadora e elaborará o Regimento do evento. O documento será submetido à aprovação do Conselho Municipal de Saúde e, posteriormente, homologado pela secretária da pasta.
O decreto prevê ainda que todos os segmentos sociais previstos no regimento interno poderão indicar representantes como delegados ou conforme as normas estabelecidas no regimento.
A conferência será presidida pela Secretária Municipal de Saúde, e contará com recursos financeiros provenientes do orçamento da própria Secretaria Municipal de Saúde.
Construindo a saúde pública com a participação de todos
A realização da 10ª Conferência reforça o compromisso da administração municipal com a participação popular, a transparência e a construção coletiva de políticas públicas de saúde. O prefeito Rodrigo Borges Basso destaca que a conferência é uma ferramenta democrática essencial para garantir que a saúde pública em Sidrolândia avance de forma integrada, inclusiva e voltada às reais necessidades da população.