Publicado em 29/02/2016 às 09:43, Atualizado em 13/09/2024 às 19:20
Meio motor de carro e outras soluções peculiares em uma moto média que serve para tudo
Motores de dois cilindros em linha em motos não são novidade nos anos 50 já se usava essa configuração. Mas buscar inspiração em um motor de automóvel é bem incomum. E foi o que a Honda fez ao projetar a NC 750X, que inicialmente surgiu como 700.
A NC 700X de 670 cm³ nasceu com praticamente meio motor de Fit, que tinha cilindrada de 1.339 cm³. Quando esse carro passou a 1.497 cm³, a NC subiu para 745 cm³, mantendo medidas de diâmetro e curso bem próximas às do Fit. O motor é de concepção incomum para motos, com comando de válvulas simples no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e potência em um regime baixo: 54,8 cv a 6.250 rpm. O torque de 6,94 m.kgf chega a 4.750 rpm. Na anterior eram 48 cv e 6,3 m.kgf às mesmas rotações.
A NC nasceu para ser uma moto simples, econômica, voltada para os mercados norte-americano e europeu e que funcionasse como uma moto-scooter, tanto que existe a versão com transmissão automatizada de dupla embreagem. Deu certo e o resultado é uma moto interessante, com um tipo de comportamento muito diferente de tudo que se conhece. Além disso, tem um tremendo pulo do gato: o porta-capacete no que parece ser o tanque de combustível, item que na verdade fica embaixo do banco. Realmente uma moto com cara descooter, mas infelizmente a transmissão automatizada não veio para o Brasil.