Publicado em 18/06/2015 às 13:14, Atualizado em 26/10/2016 às 12:22
Serviço foi avaliado pela 1ª vez por relatório que analisa proteção a usuário.Documento Who has your back? é produzido pela EFF, ONG dos EUA.
O modo como o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp trata a privacidade e protege os dados de usuários foi criticado por um relatório sobre o tema, divulgado nesta quinta-feira (18) pela Electronic Frontier Foundation (EFF) (veja abaixo todas as falhas apontadas). Por outro lado, companhias como Apple, Dropbox e Yahoo receberam notas máximas.
A EFF é uma ONG norte-americana que luta pelo direito à privacidade na internet. Anualmente, publica o documento Who has your back? (algo como Quem defende sua retaguarda?), que avalia companhias de internet e telecomunicações de acordo com seis critérios.
São eles: garantir o conteúdo das comunicações, avisar os usuários sobre solicitações de governo para enviar dados pessoais, publicar relatórios de transparência e as balizas para atender requerimentos legais, ser transparente sobre a frequência com que bloqueia ou remove conteúdos em benefício de governos e se opor ao monitoramento em massa. As empresas recebem uma estrela para cada item contemplado.
O WhatsApp foi avaliado pela primeira vez em 2015. A única estrela recebida foi concedida não por práticas da própria empresa, mas devido ao trabalho do Facebook, companhia que é dona do aplicativo. O ponto foi concedido porque a rede social se opõe à vigilância massiva de seus usuários.
Apesar de a EFF ter dado à companhia um ano inteiro para se preparar para a sua inclusão no relatório, ela não adotou nenhuma das melhores práticas que nós identificamos, comenta a entidade. O WhatsApp ganhou crédito pela posição pública do Facebook de se opor à brechas para expor dados de usuários.
EstreladasNa edição deste ano, seis companhias, além de Apple, Dropbox e Yahoo, receberam cinco estrelas: Adobe, Credo, Sonic , Wickr, Wikimedia (dona da Wikipédia) e Wordpress.
Outras grandes companhias de tecnologia não atingiram a pontuação máxima. Para a EFF, o Twitter falha em informar seus usuários sobre solicitações de dados pessoas feitos pelo governo. O Google também escorrega nesse critério e em publicar quais os parâmetros para responder a demandas legais. Esse último tópico também não é atendido pela Microsoft que, para a EFF, também deixa se informar se excluir conteúdo a pedido de governos.
Veja abaixo no que o WhatsApp derrapa, segundo a EFF:
1) O WhatsApp não solicita publicamente uma garantia antes de fornecer conteúdo [de usuários] quando questionado na Justiça. WhatsApp não publica relatórios de transparência ou um guia de pedidos judiciais.
2) O WhatsApp não promete fornecer aos usuários informações sobre solicitações de dados pessoais feitas por governos.
3) O WhatsApp não publica informações sobre sua política de retenção de dados, incluindo o registre de endereços de IP ou de conteúdo deletado.