Publicado em 01/12/2014 às 10:07, Atualizado em 26/10/2016 às 10:58

Faro evita sensacionalismo ao expor ex-modelo viciada em crack

, Terra
(Foto: TV Record)

Pegue uma pessoa em desgraça, prometa resgatá-la do fundo do poço, dê um banho de loja, faça o público acreditar que, graças à sua ajuda, aquela personagem antes condenada à morte agora poderá ser feliz para sempre.Esta velha fórmula não engana mais ninguém. Mesmo assim ainda é aplicada frequentemente por programas de TV. Mostra-se uma combinação quase infalível no objetivo de atrair e segurar a atenção do telespectador.

O público de TV aberta, por sua vez, parece acostumado — e até cúmplice — com a espetacularização da desgraça alheia. Talvez por motivos emocionais ao se comover com o drama do personagem, identificação por ter vivido experiência semelhante na família ou apenas solidariedade. Há outra hipótese: mera curiosidade em conferir o ‘antes e depois’.No domingo (30), o programa Hora do Faro apresentou a tão comentada história da ex-modelo Loemy Marques, capa da revista Veja São Paulo da semana passada. 

Ela abandonou a carreira para viver na Cracolândia.O roteiro foi previsível: um encontro entre Loemy e o apresentador Rodrigo Faro na área ocupada por dependentes químicos no centro de São Paulo, seguido de uma conversa entre os dois nos jardins da Record e, enfim, a primeira transformação da moça no palco, onde ela recebeu o perdão da mãe e concordou com a internação em uma clínica de reabilitação.Ainda que a pauta tenha contornos de inegáveis oportunismo e sensacionalismo, Faro não caiu na armadilha de transformar o relato de Loemy em um conto de fadas trágico. 

Ele preocupou-se mais em entender o vício em crack e a realidade dos dependentes da droga. Não houve excesso de vitimização da personagem, como vimos em vários casos parecidos explorados na TV.

Mas o apresentador não escapou das frases clichês do tipo “O que eu mais quero é ver você limpa por dentro” e “Não adianta ser apresentador, ter programa, estar em uma emissora grande se não fazemos algo por alguém”.

Articulada, Loemy surpreendeu pela clareza de raciocínio e a compreensão de seu problema de saúde. Não demonstrou deslumbramento por ter sido transformada em personagem midiática. Ficou evidente por que ela decidiu fechar exclusividade com a Record, apesar de ter sido abordada por equipes de outras emissoras. 

A ex-modelo é fã do apresentador. “Quem não quer ficar perto do Faro?”, tietou.A história da ex-modelo ocupou uma hora do programa. Em formato de reality show, o tratamento de Loemy será acompanhado nas próximas edições. 

Para ela é a grande chance de resgatar a vida do caos. Para o Hora do Faro, uma oportunidade de conquistar preciosos pontos de audiência na acirrada concorrência das tardes de domingo na TV aberta.