Buscar

O troféu de campeão da comunicação na Copa vai para Tite

A seleção brasileira não levou o hexa, mas o seu técnico, certamente, ganhou destaque pela forma como conduziu a comunicação do time e a sua própria.

Cb image default
Divulgação

É comum em grandes eventos esportivos que ações de marcas e de marketing roubem a cena da comunicação. Não foi o caso desta Copa. O técnico da seleção brasileira brilhou. Dono de uma empatia peculiar, Tite mostrou excelente performance como líder comunicador. Colocou por terra os estereótipos de tropeços de outros técnicos na arena da comunicação. Foi assertivo, seguro, tranquilo e soube passar mensagens-chave com elegância. Não caiu em provocações e foi hábil nas respostas sobre temas sensíveis.

Um dos pontos altos foi na entrevista da Fifa logo após o jogo contra o México. Ao ver um jornalista questionar Neymar sobre as críticas feitas pelo técnico mexicano, Tite, num lance rápido, não deixou o atacante responder e evitou uma crise que estava se anunciando: “Com licença. As hierarquias se mantêm. Técnico fala com técnico”, afirmou, ao explicar porque iria falar em lugar de Neymar. “Eu não vou responder ao Osorio (…) Todas as pessoas que estão assistindo tirem a conclusão. O vídeo está aí”, completou. Tite conseguiu a proeza de ser elegante até mesmo na última entrevista depois da derrota para a Bélgica. Firme, focou nos detalhes sobre a qualidade técnica do jogo, impedindo que o clima de tragédia tomasse conta do ambiente. Olhando para os repórteres, resumiu, sem disfarçar seus sentimentos: “É muito duro falar dessa forma aqui, mas foi um puta jogo. Duas qualidades técnicas, duas equipes impressionantes! Com toda a dor que estou sentindo, com todo o amargo, com toda a dificuldade de vir falar com vocês, eu tenho o discernimento: quem gosta de futebol bem jogado vai assistir a esse jogo e vai ter prazer.” Mesmo com o sonho do hexa desfeito para 2018, Tite foi convidado a permanecer no comando da equipe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.