Buscar

Acordo garante acesso de famílias de baixa renda a vagas de trabalho na JBS

Acordo com o MDS busca promover inclusão social por meio do trabalho formal

Cb image default
Divulgação

A JBS assinou na semana passada um acordo de cooperação técnica com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com o objetivo de ampliar o acesso de beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ao mercado de trabalho formal.

Com duração de dois anos, o convênio visa promover a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da oferta de vagas nas unidades da empresa espalhadas por mais de 100 municípios brasileiros. A assinatura do acordo ocorreu na sede da JBS em São Paulo, com a presença do ministro Wellington Dias, do conselheiro da JBS Wesley Batista e do CEO global da companhia, Gilberto Tomazoni.

Para Wesley Batista, o compromisso da empresa vai além da geração de empregos. “Acreditamos que a geração de emprego é uma das formas mais efetivas de inclusão social. Ao unirmos esforços com o MDS, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, afirmou. Ele destacou ainda que “a expectativa de um futuro melhor é o que nos incentiva a oferecer portas abertas para quem quer transformar a própria história”.

Atualmente, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com cerca de 158 mil colaboradores no Brasil. O CEO global da empresa, Gilberto Tomazoni, também reforçou a importância do papel social da companhia: “Estamos presentes em centenas de municípios brasileiros, impulsionando o desenvolvimento social por meio da geração de empregos, da formação de pessoas e do fortalecimento das comunidades.”

Para facilitar a inclusão dos inscritos no CadÚnico, o MDS atuará com os órgãos da rede de assistência social, garantindo, de forma impessoal e com consentimento prévio dos candidatos, o acesso às informações necessárias para participação nos processos seletivos da empresa.

Durante o evento, o ministro Wellington Dias enfatizou que a integração entre as áreas social, econômica e ambiental é fundamental para uma transformação verdadeira. “Não dá para tratar a fome separadamente da pobreza e nem os dois separados da economia. É preciso integrar o social, o ambiental e o econômico para vermos a mudança acontecer.”

O compartilhamento de dados entre o MDS e a JBS seguirá rigorosamente as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da Política de Privacidade da empresa. Caberá à JBS realizar os processos seletivos e encaminhar ao Ministério os dados dos candidatos contratados, para validação da elegibilidade no CadÚnico.

Criado em 2001, o CadÚnico é o principal instrumento do Governo Federal para identificar e incluir famílias de baixa renda em programas sociais como o Bolsa Família, sendo essencial para políticas públicas de combate à desigualdade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.