Um morador de Sidrolândia procurou a redação do site SidroNews para relatar um caso, no mínimo, curioso e que gerou revolta.
Segundo ele, por mais de 30 anos, manteve uma promessa feita com dois amigos: aquele que ficasse vivo deveria visitar os túmulos dos que partissem e brindar com uma cerveja em homenagem à amizade que os unia.
O primeiro dos três amigos faleceu há mais de três décadas e, desde então, os dois sobreviventes mantiveram a tradição anual de visitar o túmelo e fazer o brinde respeitosamente, sem algazarra, honrando o local sagrado.
No ano passado, em 20 de fevereiro de 2024, o segundo amigo também faleceu, deixando apenas um dos três para continuar cumprindo a promessa.
Na manhã do último dia 20, o único sobrevivente da promessa foi ao Cemitério São Sebastião em Sidrolândia, acompanhado da esposa e do neto, para repetir o gesto de respeito e amizade. Visitou primeiro o túmelo do amigo falecido há mais de 30 anos e depois o do segundo, mantendo a tradição sem causar tumulto ou perturbação. Entretanto, ao deixar o local, foi surpreendido por um suposto "vigia do cemitério".
"Ele me abordou e mandou eu 'vazar', dizendo que chamaria a polícia. Nem sequer me questionou sobre o que estava fazendo e não respeitou o meu real motivo de estar ali. Ano que vem voltarei aqui e realizarei a homenagem. Gostaria de saber em qual lei esse cidadão despreparado está se baseando para desrespeitar as pessoas que frequentam o cemitério", desabafou o homem.
Morador tradicional de Sidrolândia, ele relatou o caso ao SidroNews e também formalizou uma reclamação no portal da Prefeitura. A reportagem tentou entrar em contato com algum responsável pela administração do cemitério, mas não obteve resposta. (O site SidroNews, deixa o direito de manisfestação caso tenha interesse por parte dos responsáveis pelo cemitério)
A situação chegou ao conhecimento de um vereador, que afirmou que buscará esclarecimentos junto à Prefeitura sobre a abordagem feita pelo vigia. "Este tratamento é inaceitável e vai contra os princípios de respeito e dignidade que todos os visitantes do cemitério merecem", declarou o morador indignado.
O caso segue repercutindo na cidade e levanta questionamentos sobre a postura dos responsáveis pela segurança do local e os direitos dos visitantes do cemitério.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.