Buscar

Hospital de Sidrolândia receberá UTI e ampliação para alta complexidade

Reforma financiada pela Itaipu trará avanços na estrutura e no atendimento à população

Cb image default

Foto: Rosângela Zanetti. 

O Hospital Elmíria Silvéria Barbosa, de Sidrolândia, está passando por um amplo processo de reforma e modernização. Com previsão de conclusão até janeiro de 2026, a unidade de saúde receberá investimentos de R$ 8,5 milhões por meio do programa Itaipu Mais que Energia, que beneficia regiões do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul.

O projeto prevê a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos, um marco histórico para a instituição. A ampliação também permitirá um aumento de 30% nos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 20% nos atendimentos particulares. Atualmente, o hospital realiza cerca de oito mil atendimentos mensais pelo SUS e 700 na rede particular, além de registrar mais de 130 transferências para hospitais de Campo Grande.

Segundo a gestora do contrato, Rosângela Zanetti Martins Freitas, além do aumento da capacidade de atendimento, a reforma busca proporcionar um ambiente mais adequado para pacientes e profissionais, melhorando a recuperação dos pacientes e reduzindo a necessidade de transferências para outras unidades de saúde.

Com 68 anos de história, o hospital é a única unidade hospitalar do município, que conta com 56 mil habitantes, incluindo 29 assentamentos e sete aldeias indígenas. A instituição também atende moradores de cidades e distritos vizinhos para procedimentos de baixa e média complexidade e cirurgias eletivas.

Para a secretária de Saúde de Sidrolândia, Vanessa Prado, a ampliação fortalecerá a capacidade de atendimento da cidade e reduzirá a demanda por leitos na capital. Já a diretora técnica do hospital, Daniela dos Santos, destaca que a modernização resultará em um atendimento mais humanizado e eficiente, com contratação de novos profissionais e aquisição de equipamentos laboratoriais e de imagem.

As melhorias fazem parte do compromisso da Itaipu com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3) da ONU, que visa garantir saúde e bem-estar à população. Além da reforma hospitalar, a empresa também investe em projetos de infraestrutura, como água e saneamento, para melhorar a qualidade de vida na região

Cb image default

Arte mostra como vai ficar o hospital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.